PEQUENAS MOTOS ESTÃO recebendo grande amor agora, e nada desperta admiração como o Honda Cub. Mas acabamos de encontrar algo ainda mais legal: um híbrido de um Cub e um BMX. Se a sua criança interior não estiver saltando das paredes agora, verifique seu pulso.
Esta pequena fatia de engenharia maluca é o trabalho de Tom Dun. Operando como 56 motocicletas fora de Paris, Tom é um construtor de costume meio francês, meio australiano, e ele é especializado em Cubs e outras Hondas de pequena capacidade.
Dado o amor de Tom por pequenas Honda e seus hobbies, construir um mash-up como esse era inevitável. Ele gosta de tudo, desde surfar até motocross e andar de skate. E esqui e hóquei no gelo. E ele anda de bicicleta BMX e dirt bike desde a infância.
"Eu tive a chance de andar de moto muito jovem", ele nos diz. “Aos quatro anos, eu estava pilotando um Honda QR50, depois um XR80, um CR80 e agora um CRF450. Tudo graças ao meu pai, seus irmãos e meus primos.
“Eu sempre quis construir um BMX com um motor. Eu me lembro quando criança, a MBK e a Peugeot lançaram algumas… mas não obtiveram o sucesso que mereciam. Dois anos atrás, finalmente tive um pouco de tempo para construir uma ”.
À primeira vista, parece que Tom simplesmente pendurou um pequeno motor em um grande BMX. Mas há muito mais do que isso. Para começar, tecnicamente não é um quadro de BMX: é uma unidade completamente sob medida, construída a partir de múltiplas partes.
Tom começou com um pedaço de uma armação Cub antiga e uma seção de um quadro de bicicleta suja, e então soldou o resto em aço. "Eu usei a geometria de uma Honda Cub para a barra inferior", ele nos diz, "e o resto foi naturalmente."
A metade traseira é distintamente do tipo BMX, com assentos triangulares de assento e corrente, e um tubo tradicional de selim de bicicleta. Mas o front end foi projetado para segurar os tradicionais garfos Honda Cub, que foram reforçados com molas extras.
O tubo superior do quadro é também o tanque de combustível, com uma capacidade enorme de 1,2 litros (cerca de 40 onças fluidas). Tom adicionou suportes mais abaixo para segurar o motor.
Embora a ideia fosse cruzar um BMX com um Cub, Tom tinha uma idéia melhor em mente para o motor. Portanto, esta scoot está com um motor YX 150 cc pit bike. E foi atualizado com um Mikuni carb de 28 mm, um escapamento feito sob medida e uma relação de engrenagem mais rápida.
Tom também adicionou uma capa de embreagem Boyesen Factory Racing - para mostrar que a moto significa negócios. O que faz, quando você considera que faz 15 hp, mas pesa apenas 66 kg (145 libras). Parece divertido, certo?
O resto da moto é deliciosamente mínimo e divertido também. As rodas são de aço maciço de 17 ”, calçadas com borracha supermoto Michelin. Peças como o guidão, estacas do pé e suporte lateral foram todas emprestadas de motos ou motos MX. A alavanca de arranque de uma bicicleta de terra, e foi modulada com um pedal de bicicleta.
Não há nada muito a ver com controles de guidão, com exceção de um acelerador genérico e uma alavanca de BMX adaptada para funcionar como uma embreagem. (A bicicleta só tem um freio - uma unidade de tambor simples nas costas).
Perguntamos ao Tom se a bicicleta é legal na França e não é. “Pode ser com um motor de 50 cc”, explica ele, “mas esse não é o objetivo. É realmente sobre se divertir - como uma bicicleta suja ou uma BMX ”.
Aqui está a boa notícia: Tom já está no processo de construir mais deles. Novas idéias incluem melhores freios, melhores choques e uma versão mais focada na sujeira. Inscreva-se!
Comentários
Postar um comentário