Artesãos japoneses atacam novamente: fazer um livro velho e surrado parecer tão novo quanto novo.
Talvez seja só eu, mas há algo especial sobre o cheiro de um livro antigo , e quanto mais velho e mais mole for, melhor. A coisa sobre livros, porém, eles são feitos de papel, então ao longo dos anos, quanto mais você os usa, mais eles rasgam e se desgastam . Não seria bom se você pudesse reverter essa deterioração ?
Na verdade, você pode! Basta levar seus livros a um reparador de livros de Tóquio que pode fazer com que até mesmo o livro mais decrépito pareça que você acabou de tirá-lo da prateleira da livraria.
Às vezes, os livros podem parecer apenas os pedaços de papel colados que eles são, mas alguns livros podem ser bens valiosos ou ter memórias ligadas a eles. São esses livros que amamos e queremos manter para sempre.
Em um episódio da série de vídeos intitulado Shuri, Bakaseru (The Fascinating Repairmen), que focaliza pessoas especializadas em consertar tesouros antigos, somos apresentados a um homem que conserta velhos livros há mais de 30 anos.
▼ Conheça o Nobuo Okano .
O episódio segue um livro em particular, um dicionário inglês-japonês que um cliente recebeu na escola secundária e usou para o resto de sua educação e vida adulta. Agora, com uma filha de sua própria universidade, ele quer dar a ela seu livro querido, mas é meio que surrado, para dizer o mínimo. Na esperança de trazer seu livro uma segunda vida, ele levou para a loja de Okano na área de Suidobashi, em Tóquio.
▼ Então, como Okano transforma um livro que se parece com isso…
▼… em um livro que se parece com isso?
▼ Para começar, Okano pega a cola deteriorada e a gosma da lombada do livro.
▼ Em seguida, ele cola cuidadosamente as páginas rasgadas em uma nova folha de papel e as corta no tamanho do restante do livro.
▼ Ele não pode afligir o novo jornal para parecer tão antigo quanto o resto da página, mas este é um bom compromisso.
▼ Para o processo mais tedioso: endireitar os cantos de cada página, um a um.
▼ Ele usa uma pinça, água e um pequeno ferro para achatar os dois cantos em todas as 1.000 páginas do livro. Levou apenas quatro horas!
▼ Que ferro fofinho.
▼ cantos perfeitos!
▼ Essa é a parte mais miraculosa de todo o processo. Como o Okano tira a cor roxa das bordas
▼ Ele apenas prende as bordas sem cortar nenhuma das palavras importantes. Adeus tinta roxa e lembranças da namorada do colegial do proprietário ("YN" são suas iniciais).
▼ O último passo é substituir a tampa. Toda a capa original não poderia ser recuperada, então, em vez disso, Okano cria uma nova capa com uma cor semelhante e anexa a seção de título do original.
▼ Pode não ser perfeito, mas definitivamente ganhou uma nova vida.
Uma vez que não temos máquinas do tempo para voltar no tempo para lembrar os nossos eus do passado para cuidar melhor dos nossos livros, ou para não escrever o nome do nosso namorado da escola em tinta sobre eles, é bom saber que o nosso mundo tem alguém como Okano , que pode usar suas habilidades especializadas para reviver livros de seus estados de quase morte.
Okano não só salvou este livro e deu-lhe uma segunda chance, como também permitiu que seu cliente salvasse suas memórias e as passasse para sua filha. É meio tocante, assim como o final de um livro de histórias.
▼ Embora seja tudo em japonês, você pode assistir ao processo do início ao fim neste vídeo. É muito legal e você não precisa da narração para acompanhar!
Fonte
https://soranews24.com/2015/04/15/japanese-craftsmen-strike-again-make-old-beat-up-book-look-as-good-as-new/
http://karapaia.com/archives/52189492.html
Comentários
Postar um comentário